VI JOPARPET

15-10-2011 23:37

VI Jornada Paranaense dos Grupos PET

        O Programa de Educação Tutorial (PET) busca através de atividades de pesquisa ensino e extensão, a formação de profissionais éticos, técnicos, científicos e com responsabilidade social. Um de seus principais objetivos, a longo prazo, é desenvolver-se como um modelo pedagógico para a melhoria da educação superior brasileira.

 

        Atualmente há no Brasil 752, que pertencem a 75 instituições de ensino superior, cada grupo é orientado por um professor tutor. Uma das estratégias do programa é o desenvolvimento de ações coletivas, de caráter interdisciplinar, e assumindo a integração entre instituições e regiões.

 

        Durante os encontros há a interação entre estudantes de culturas e opiniões distintas, dessa interação surgem novas ideias. É a partir dessas ideias que o Programa de Educação Tutorial evolui. Esses encontros/eventos podem ser institucionais, locais, regionais e nacionais, com periodicidade e cronogramas próprios.

 

        No Paraná há aproximadamente 52 grupos, de diferentes cursos e instituições, que realizam o evento denominado Jornada Paranaense dos grupos PET. Em 2011 o evento estará em sua 6ª edição e será realizado em Curitiba, obedecendo uma rotatividade entre as instituições de ensino superior do estado.

 

O Programa de Educação Tutoria (PET) ao longo de sua história sofreu modificações marcantes, as quais inovaram a maneira de exercer a Educação Tutorial. O PET conquistou seu espaço dentro das Universidades e aos poucos se fortaleceu. Sua luta e suas conquistas só foram possíveis devido a encontros realizados, com a participação de cada grupo PET.

 

        A VI Jornada Paranaense dos Grupos PET (JOPARPET) tem como objetivo a integração e a troca de experiência entre os estudantes através de atividades relacionadas aos objetivos do programa. Além disso, espera-se estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes.

 

        Para promover a difusão das ideias discutidas, e que as mesmas não permaneçam apenas entre os integrantes do evento, é preciso levá-las adiante para que possam ser ouvidas e debatidas em âmbito nacional.

 

        É através desses eventos e de ações conjuntas entre os grupos que o Programa de Educação Tutorial promove sua filosofia promovendo a troca de conhecimento.

 

 

Mais informações no site: https://www.joparpet.ufpr.br