A Cidade Como Campo De Pesquisas E Práticas Didático- Pedagógicas

23-11-2011 01:01

Bolsista: Leandro Alves FERREIRA

Orientadora: Sandra Cristina FERREIRA

Resumo: A cidade é a expressão das relações sociais que constroem seus espaços por meio do trabalho e, numa sociedade engendrada na economia capitalista, caracterizam-se pela diversidade, fragmentação e conflitos da relação sociedade e natureza. Pensar a cidade é pensar a sociedade que a instituiu e, portanto, constitui em tema e espaço relevantes para práticas educativas. Para tanto, a cidade de Guarapuava-PR apresenta-se como contexto de pesquisa e ensino da temática urbana. Estaremos assim, por meio de atuação nas escolas da rede básica de ensino desenvolvendo práticas pedagógicas, realização de oficinas com temas indicados pelos professores de Geografia da escola e, realização de pesquisa de campo com os educandos da rede básica de ensino para trabalhar questões no que tange à produção da cidade como: meio ambiente urbano, segregação urbana; interações socioespaciais; distribuição de equipamentos urbanos, hierarquia urbana; bairro; favela; área central; rede urbana, entre outros temas que impliquem em conhecimentos sobre a realidade local e sua articulação com escalas mais amplas. O objetivo é desenvolver práticas didático-pedagógicas que potencializem o ensino de conceitos e temas referentes à Geografia Urbana e favoreçam ao entendimento da produção social da cidade em diferentes escalas.

Palavras-chave: Escola, cidade, geografia urbana.