Perfil sociodemográfico de pacientes em tratamento de hemodiálise em uma clínica em Guarapuava/PR

21-09-2016 08:10

Acadêmico: Junior Juliano Carneiro

Orientador: Glauco Nonose Negrão

 

A Geografia da Saúde é um ramo da geografia humana que tem por objetivo englobar conceitos acerca da manutenção da saúde com a geografia. Ela é responsável pelo mapeamento, análise da distribuição de casos de agravos à saúde humana e planejamentos para aprimoramento de sistemas de saúde. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apresentar o perfil sociodemográfico dos pacientes que estão em tratamento de hemodiálise (HD) no município de Guarapuava. Cabe ressaltar aqui, que estes pacientes advém de 19 municípios que compreendem a 5ª Regional de Saúde do Estado do Paraná.

      A hemodiálise é uma opção de tratamento para pacientes com Doença Renal Crônica (DRC), isto é, a perda da função dos rins. O procedimento se dá através de uma máquina que elimina toxinas do sangue do paciente que, em excesso, são prejudiciais à saúde, tais como sais e líquidos, além de equilibrar substâncias como potássio, sódio e creatinina, também controlando a pressão arterial. O paciente acometido pela DRC realiza hemodiálise 3 vezes por semana, em um período de 3 a 4 horas, dependendo do estado clínico do paciente (SOCIEDADE BRASILEIRA DE NEFROLOGIA, sem data).

Para Zambonato (2008) o estilo de vida e o baixo nível socioeconômico, por exemplo, é um fator de risco em pacientes com doenças crônicas, uma vez que o espaço que o paciente insere-se está ligado a predominância de certas doenças. Para Santos (1978), o espaço geográfico pode ser considerado uma totalidade, ou seja, ele é resultado das interações sociais. Nesse sentido, se faz necessário um estudo do espaço geográfico e das condições socioeconômicas dos pacientes, a fim de levantar e investigar as possíveis relações do ambiente com as patologias e por fim, planejar de forma consciente.

            A clínica atende 173 pacientes oriundos de 19 municípios que compreendem a 5ª Regional de Saúde do Paraná. A partir do levantamento de dados foi possível encontrar alguns casos de excesso de pacientes por município, como é o caso de Turvo/PR e Prudentópolis/PR. Estes tem, respectivamente, 13.811 habitantes e 48.792 (IBGE, 2010), sendo 13 pacientes de Turvo/PR e 20 de Prudentópolis/PR encontram-se em tratamento. Usou-se como base, a proporção de Guarapuava, com 167.328 (IBGE, 2010), onde 94 pacientes encontram-se em tratamento hemodialítico. Nesse sentido, cabe um estudo mais aprofundado quanto a Saúde Pública destes municípios, a fim de investigar o contingente de pacientes acometidos pela Doença Renal Crônica (DRC). Também se faz importante ressaltar a importância da CLIRE (Clínica Médica e Clínica Renal) para o município de Guarapuava, uma vez que realiza um trabalho humanístico para com os pacientes e também por ser a única clínica da região especializada em tratamento hemodialítico.